quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ficha sobre Conhecimento explícito da Língua - 12º ano



Ficha de escolha múltipla com a correção no final

“(…) se o Guadiana foi já cenário [de] (…) disputas bélicas, também foi testemunha de uniões bucólicas entre Portugal e Espanha. Sempre que os dois reinos decidiam algum desposório régio, certo e sabido que o ponto de encontro era na fronteira, perto da confluência entre o rio Caia e o Guadiana. Por regra, as comitivas de entrega e receção encontravam-se à beira deste rio e a infanta, espanhola ou portuguesa, ficava então em posse do nobre que a levaria. O seu protocolo foi alterado no início de 1728, quando os dois países se quiseram unir em duplos laços matrimoniais, num evento que ficou conhecido pela “troca das princesas”. Com efeito, em vez de se enviar a infanta portuguesa para Madrid, de modo a casar com o futuro rei espanhol Fernando VI, e receber em Lisboa a princesa castelhana para desposar o futuro rei D. José, fez-se o casório em Caia, com o Guadiana e numerosa comitiva a assistir. E com pompa e circunstância além de muito dinheiro gasto. De facto, para se celebrar os casamentos, fizeram-se dois palácios em madeira, em ambas as margens, concebidos pelos mais distintos arquitetos de cada país. No caso de Portugal, foram incumbidos desta tarefa o bávaro João Frederico Ludovice, arquiteto do convento de Mafra, e pelo romano António Canevari, o primeiro diretor das obras do aqueduto das Águas Livres, na região de Lisboa. Haveriam de se desentender e foram substituídos por um engenheiro militar português.”
In Visão, Suplemento “Guia dos rios e barragens”, nº1

1. As palavras “desposório”, “matrimoniais” e “casamento” são palavras
a. derivadas por parassíntese.
b. derivadas por prefixação.
c. derivadas por sufixação.
d. derivadas por prefixação e sufixação.

2. Na palavra “arquiteto”, o elemento inicial tem o significado de
a. antigo.
b. chefia.
c. em volta de.
d. excesso.

3. Qual das palavras que se seguem não é derivada?
a. desentender.
b. engenheiro.
c. comitiva.
d. casório.

4. No enunciado “O seu protocolo foi alterado no início de 1728, quando os dois países se quiseram unir em duplos laços matrimoniais, num evento que ficou conhecido pela “troca das princesas”.” “que” é
a. um pronome relativo.
b. uma conjunção subordinativa causal.
c. um pronome interrogativo.
d. uma conjunção subordinativa consecutiva.

5. No que concerne ao excerto “No caso de Portugal, foram incumbidos desta tarefa o bávaro João Frederico Ludovice, arquiteto do convento de Mafra, e pelo romano António Canevari”, assinala a frase que está correta:
a. Esta frase encontra-se na voz ativa.
b. A frase contém um modificador apositivo.
c. A palavra “bávaro” significa “relativo à Bavária”.
d. Neste enunciado existe uma contração.

6. Em “ficava então em posse do nobre que a levaria”, as palavras são, respetivamente:
a. verbo-conjunção-conjunção-verbo-preposição-adjetivo-conjunção-determinante-verbo
b. verbo-advérbio-preposição-nome-preposição-adjetivo-pronome-pronome-verbo
c. verbo-conjunção-preposição-nome- preposição-nome-pronome-pronome-verbo
d. verbo-advérbio.-preposição-nome-preposição-nome-pronome-pronome-verbo

7. Em “O seu protocolo foi alterado no início de 1728”, o complexo verbal destacado é constituído por:
a. verbo auxiliar da passiva + verbo principal.
b. verbo auxiliar temporal + verbo principal.
c. verbo auxiliar aspetual + verbo principal.
d. verbo auxiliar dos tempos compostos + verbo principal.

8. Em “Haveriam de se desentender”, a palavra “se” é
a. uma conjunção subordinativa condicional.
b. uma conjunção subordinativa completiva.
c. um pronome pessoal reflexo.
d. um pronome pessoal recíproco.

9. Em “se o Guadiana foi já cenário [de] (…) disputas bélicas”, a palavra “se” é
a. uma conjunção subordinativa condicional.
b. uma conjunção subordinativa completiva.
c. um pronome pessoal reflexo.
d. um pronome pessoal recíproco.

10. Em “fez-se o casório em Caia”, a palavra “se” tem um valor
a. inerente.
b. passivo.
c. recíproco.
d. impessoal.


11. Atenta na frase “De facto, para se celebrar os casamentos, fizeram-se dois palácios em madeira, em ambas as margens, concebidos pelos mais distintos arquitetos de cada país.”. A oração sublinhada é
a. a oração subordinante.
b. subordinada adverbial concessiva.
c. subordinada adjetiva restritiva.
d. subordinada adverbial final.

12. De entre os enunciados que se seguem, assinala a alínea onde encontras uma oração subordinada adverbial final.
a. “Sempre que os dois reinos decidiam algum desposório régio, certo e sabido que o porto o ponto de encontro era na fronteira, perto da confluência entre o rio Caia e o Guadiana.”
b. “Por regra, as comitivas de entrega e receção encontravam-se à beira deste rio e a infanta, espanhola ou portuguesa, ficava então em posse do nobre que a levaria.”
c. “Com efeito, em vez de se enviar a infanta portuguesa para Madrid, de modo a casar com o futuro rei espanhol Fernando VI, e receber em Lisboa a princesa”
d. “E com pompa e circunstância além de muito dinheiro gasto.”

13. Na frase “Por regra, as comitivas de entrega e receção encontravam-se à beira deste rio e a infanta, espanhola ou portuguesa, ficava então em posse do nobre que a levaria.”, a oração destacada é
a. subordinada adverbial concessiva.
b. subordinada adjetiva restritiva.
c. subordinada substantiva completiva.
d. subordinada substantiva relativa sem antecedente.

14. Na mesma frase, temos três sujeitos. Assinala a opção certa.
a. O primeiro é composto e os outros simples.
b. Todos são sujeitos simples..
c. O primeiro é nulo subentendido, o segundo é nulo indeterminado e o último composto.
d. O primeiro é composto, o segundo é nulo expletivo e o terceiro é simples.

15. Em “Sempre que os dois reinos decidiam algum desposório régio, certo e sabido que o ponto de encontro era na fronteira”, a oração destacada é
a. subordinada substantiva completiva.
b. subordinada substantiva relativa sem antecedente.
c. subordinada adjetiva relativa restritiva.
d. subordinada adjetiva relativa explicativa.

16. “de modo a casar com o futuro rei espanhol” - o verbo “casar” pede
a. um complemento direto.
b. um complemento oblíquo.
c. um complemento do nome.
d. um modificador do grupo verbal.

17. Qual é a função sintática exercida pelo grupo de palavras sublinhadas em “Haveriam de se desentender e foram substituídos por um engenheiro militar português.”?
a. Complemento direto.
b. Sujeito.
c. Complemento oblíquo.
d. Complemento agente da passiva.

18. O conector “com efeito”, usado no texto, serve para
a. dar uma opinião.
b. confirmar uma ideia.
c. exemplificar.
d. indicar uma consequência.

19. Que outro conector, também usado neste texto, tem o mesmo valor que “com efeito”?
a. No caso de
b. Sempre que
c. de facto.
d. além de

20. Quanto à sua tipologia, este é um texto
a. argumentativo.
b. narrativo.
c. descritivo.
d. instrucional.

Soluções:

1.c
2.b
3.c
4.a
5.b
6.d
7.a
8.d
9.a
10.d
11.d
12.c
13.b
14.a
15.a
16.b
17.d
18.b
19.c
20.b

ATENÇÃO AOS USO DOS PRETÉRITOS!!!!

Completa as frases com os verbos entre parêntesis nos Pretéritos Perfeito, Imperfeito ou Mais-que-Perfeito (se assim desejares, imprime o exercício, ou copia as respostas, e entrega ao teu Professor de Língua Portuguesa para que este o corrija):

Repara que:
O Pretérito Perfeito usa-se quando a acção, de carácter passado, já terminou (Ex: Ela contou uma história às crianças.);
O Pretérito Imperfeito usa-se quando a acção, apesar de passada, se prolongou no tempo (Ex: Quando era mais nova via televisão até de madrugada.);
O Pretérito Mais-que-Perfeito usa-se quando a acção é anterior a outra (ou outras) acções, igualmente passadas (Ex: Quando o condutor se apercebeu (verbo no Pretérito Perfeito) do perigo, já batera no carro da frente.)

1. Quando o despertador _______ (tocar) eu já me _________ (levantar) há 10 minutos.

2. Antigamente ________ (chover) mais no Outono.

3. A Joana _________ (telefonar) à prima para saber se esta _______ (dar) o recado à mãe.

4. Os alunos _________ (estudar) pouco para os testes.

5. A Margarida _________ (jogar) voleibol às terças-feiras quando ainda _______ (morar) no Porto.

6. O pai _________ (zangar-se) sempre que _______ (ligar) a televisão à hora do jantar.

7. O Rui já ________ (ganhar) o totoloto há duas semanas quando a namorada _________ (saber).

8. O Director de Turma __________ (repreender) o Luís porque este ______ (ser) malcriado com a professora de Ciências no dia anterior.

9. Porque é que tu ________ (sair) tão cedo de casa?

10. Vós não _______ (compreender) a matéria sobre os átomos que a professora _______ (explicar) na aula anterior.

11. Quando eu ________ (ser) uma criança, _______ (correr) feliz pelo jardim.

12. No Verão passado, o sol ________ (brilhar) pouco.

Memorial do Convento


FICHA DE AVALIAÇÃO SOBRE A OBRA  "MEMORIAL DO CONVENTO"


I
A
Leia o texto com atenção e responda às questões que se seguem.


“Enfim o rei bate na testa, resplandece-lhe a fronte, rodeia-o o nimbo da inspiração, E se aumentássemos para duzentos frades o convento de Mafra, quem diz duzentos, diz quinhentos, diz mil, estou que seria uma acção de não menor grandeza que a basílica que não pode haver. O arquitecto ponderou, Mil frades, quinhentos frades, é muito frade, majestade, acabávamos por ter de fazer uma igreja tão grande como a de Roma, para lá poderem caber todos, Então, quantos, Digamos trezentos, e mesmo assim já vai ser pequena para eles a basílica que desenhei e está a ser construída, com muitos vagares, se me é permitido o reparo, Sejam trezentos, não se discute mais, é esta a minha vontade, Assim se fará, dando vossa majestade as necessárias ordens.
Foram dadas. (…) D. João V levantou-se da sua cadeira, beijou a mão do provincial, humildando o poder da terra ao poder do céu, e quando se tornou a sentar repetiu-se-lhe o halo em redor da cabeça, se este rei não se cautela acaba santo.
Retirou-se rasando vénias João Frederico Ludovice para ir reformar os desenhos, recolheu-se o provincial[1] à província para ordenar os actos congratulatórios adequados e dar a boa nova, ficou o rei, que está em sua casa, agora esperando que regresse o almoxarife[2] que foi pelos livros da escrituração, e quando ele volta pergunta-lhe, depois de colocados sobre a mesa os enormes in-fólios[3], Então diz-me lá como estamos de deve e haver. O guarda-livros leva a mão ao queixo parecendo que vai entrar em meditação profunda, abre um dos livros como para citar uma decisiva verba, mas emenda ambos os movimentos e contenta-se com dizer, Saiba vossa majestade de que, haver, havemos cada vez menos, e dever, devemos cada vez mais, Já o mês passado me disseste o mesmo, E também o outro mês, e o ano que lá vai, por este andar ainda acabamos por ver o fundo ao saco, majestade, Está longe daqui o fundo dos nossos sacos, um no Brasil, outro na Índia, quando se esgotarem vamos sabê-lo com tão grande atraso que poderemos então dizer, afinal estávamos pobres e não sabíamos, Se vossa majestade me perdoa a o atrevimento, eu ousaria dizer que estamos pobres e sabemos, Mas, graças sejam dadas a Deus, o dinheiro não tem faltado, Pois não, e a minha experiência contabilística lembra-me todos os dias que o pior pobre é aquele a quem o dinheiro não falta, isso se passa em Portugal, que é um saco sem fundo, entra-lhe o dinheiro pela boca e sai-lhe pelo cu, com perdão de vossa majestade, Ah, ah, ah, riu o rei, essa tem muita graça, sim senhor, queres tu dizer na tua que a merda é dinheiro, Não, majestade, é o dinheiro que é merda, e eu estou em muito boa posição para o saber, de cócoras, que é como sempre deve estar quem faz as contas do dinheiro dos outros. Este diálogo é falso, apócrifo[4], calunioso, e também profundamente imoral, não respeita o trono nem o altar, pões um rei e um tesoureiro a falar como arrieiros em taberna, só faltava que os rodeassem inflamâncias de maritornes[5], seria um desbocamento completo, porém, isto que se leu é somente a tradução moderna do português de sempre, posto o que disse o rei, A partir de hoje, passas a receber vencimento dobrado para que te não custe tanto fazer força, Beijo as mãos de vossa majestade, respondeu o guarda-livros.”
José Saramago, Memorial do Convento

1. Indica as características da personalidade do rei presentes neste excerto, exemplificando com elementos textuais.

2. Explica, por palavras tuas, o sentido das expressões sublinhadas no contexto em que estão inseridas:
· “(…) ainda acabamos por ver o fundo ao saco(…)”
· “(…) isso se passa em Portugal, que é um saco sem fundo (..)”

3. A complexidade do estatuto do narrador de Memorial do Convento está bem presente nesta passagem da obra.
3.1. Aponta dois momentos em que o narrador utiliza um tom irónico em relação ao rei.
3.2. Sinaliza as passagens em que o narrador, assumindo a sua omnisciência, reflecte sobre a sua própria escrita.

4. Como sabes, o verbo haver, conforme o seu significado, pode empregar-se em todas as pessoas ou apenas na 3ª pessoa do singular.

4.1. Indica em qual das frases o verbo haver está na pessoa errada:

a. O rei entedia que eles haviam de construir um convento maior.
b. A gastar daquele modo, eles haverão de ver o fundo ao saco.
c. Foram muitos os governantes que se houveram com o mesmo problema.
d. O dinheiro não era problema, pois haviam dois sacos aonde ir buscá-lo.
e. Havia já alguns anos que as dívidas iam aumentando.

B
Pela leitura que fizeste de Memorial do Convento, comenta, num texto de sessenta a oitenta palavras, a relação amorosa de Baltasar e Blimunda por oposição à que o rei e a rainha mantêm.


II
A. Lê o texto que se segue e selecciona a alínea correcta para cada questão:

“Este livro reúne alguns dos textos que mensalmente e ao longo dos últimos anos fui publicando (…). A estranheza do título justifica uma explicação, para que ele não passe como um mero exercício de estilo.
Quando era pequeno — muito pequeno, talvez oito ou dez anos — lembro-me de estar deitado na banheira, em casa dos meus pais, a ler um livro de quadradinhos. Era uma aventura do David Crockett, o desbravador do Kentucky e do Tenessee, que haveria de morrer na mítica batalha do Forte Álamo. Nessa história, o David Crockett era emboscado por um grupo de índios, levava com um machado na cabeça, ficava inconsciente e era levado prisioneiro para o acampamento índio. Aí, dentro de uma tenda, dia e noite, molhando-lhe a testa com água, havia uma índia muito bonita — uma “squaw”, na literatura do Far-West — que cuidava dele, dia e noite, molhando-lhe a testa com água, tratando das suas feridas e vigiando o seu coma. E, a certa altura, ela murmurava para o seu prostrado e inconsciente guerreiro: “não te deixarei morrer, David Crockett!”
Não sei porquê, esta frase e esta cena viajaram comigo para sempre, quase obsessivamente. Durante muito tempo, preservei-as à luz do seu significado mais óbvio: eu era o David Crockett, que queria correr mundo e riscos, viver aventuras e desvendar Tenessees. Iria, fatalmente, sofrer, levar pancada e ficar, por vezes inconsciente. Mas ao meu lado haveria sempre uma índia, que vigiaria o meu sono e cuidaria das minhas feridas, que me passaria a mão pela testa quando eu estivesse adormecido e me diria: “não te deixarei morrer, David Crockett!” E, não só por isso, eu sobreviria a todos os combates. Banal, elementar.
Porém, mais tarde, comecei a compreender mais coisas sobre as emboscadas, os combates e o comportamento das índias perante os guerreiros inconscientes. Foi aí que percebi que toda a minha interpretação daquela cena estava errada: o David Crockett representava sim a minha infância, a minha crença de criança numa vida de aventuras, de descobertas, de riscos e de encontros. Mas mais, muito mais do que isso: uma espécie de pureza inicial, um excesso de sentimentos e de sensibilidade, a ingenuidade e a fé, a hipótese fantástica da felicidade para sempre. (…)”

Miguel Sousa Tavares, Não Te Deixarei Morrer, David Crockett

Selecciona a opção correcta para cada questão.

1. Com a afirmação “esta frase e esta cena viajaram comigo para sempre”, o autor quer dizer que

a. se sentia marcado para toda a vida por aquela frase e aquela cena.
b. transportava consigo, sempre que viajava, um livro de David Crockett.
c. se lembrava daquela frase e daquela cena sempre que viajava.
d. tinha aquela frase gravada na pasta que usava em viagem.

2. Na frase iniciada por “Foi aí que” , o autor assinala o momento em que

a. leu a história aventurosa e acidentada do desbravador David Crockett.
b. tomou consciência de que David Crockett era o símbolo da sua infância.
c. sentiu a necessidade de preservar na memória o herói David Crockett.
d. julgou que era David Crockett, o mítico combatente de Forte Álamo.

3. A perífrase verbal em “e ao longo dos últimos anos fui publicando” traduz uma acção

a. momentânea, no passado.
b. repetida, do passado ao presente.
c. apenas começada, no passado.
d. posta em prática, no momento.

4. A locução “para que” permite estabelecer na frase uma relação de
a. causalidade.
b. completamento.
c. finalidade.
d. retoma.

5. O uso do travessão duplo justifica-se pela necessidade de

a. destacar uma explicitação.
b. registar falas em discurso directo.
c. marcar alteração de interlocutor.
d. sinalizar uma conclusão.

6. O uso repetido do nome “David Crockett”

a. constitui um mecanismo de coesão lexical.
b. assegura a progressão temática.
c. constitui um processo retórico.
d. assegura a coesão interfrásica do texto.

7. Assinala se as afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F):

a. O segmento textual “Este livro reúne alguns dos textos que mensalmente e ao longo dos últimos anos fui publicando” constitui um acto ilocutório directivo.
b. O constituinte “inconsciente” em “Nessa história, o David Crockett (…) ficava inconsciente” desempenha, na frase, a função de predicativo do sujeito.
c. Os vocábulos “batalha” e “combates” mantêm entre si uma relação de antonímia.
d. O antecedente do pronome relativo “que” é “uma índia muito bonita” .
e. Em “molhando-lhe a testa com água, tratando das suas feridas e vigiando o seu coma”, as formas verbais “molhando”, “tratando” e “vigiando” traduzem o modo continuado como a índia cuidava de David Crockett.
f. Na frase “ela murmurava para o seu prostrado e inconsciente guerreiro” ,os adjectivos têm um valor restritivo.
g. Em “não te deixarei morrer, David Crockett” ,“te” e “David Crockett” são referências deícticas pessoais.
h. Na frase “preservei-as à luz do seu significado mais óbvio” , o referente de “as” é “esta frase e esta cena” i. A frase “que vigiaria o meu sono” é subordinada relativa restritiva.
j. O conector “Porém” introduz uma relação de oposição entre o que anteriormente foi dito e a ideia exposta posteriormente.


III
Selecciona apenas uma hipótese e constrói um texto coerente entre cento e cinquenta e duzentas palavras:

a. Reflecte sobre os malefícios da televisão e da vida sedentária.

b. Elabora um texto onde tenhas em conta as alterações climáticas, o aquecimento global, as tuas preocupações ambientais e o que fazes para melhorar o mundo.

c. Considera, no romance Memorial do Convento, de José Saramago, a relação entre o título e o conteúdo e refere a importância que o aspecto mencionado assume no universo da obra.



Notas de rodapé:
[1] Superior religioso de uma província eclesiástica
[2] Tesoureiro da casa real.
[3] Livro ou volume com formato de folha de impressão dobrada ao meio.
[4] Não autêntico
[5] “Maritornes”- personagem de D. Quixote, criada asturiana numa hospedaria, bem feita de corpo, mas feia e ordinária; “inflamâncias”- exaltações, entusiasmos.

sábado, 27 de novembro de 2010

O discurso político

HUMOR

Partido apresenta discurso político de duplo sentido

O nosso partido cumpre o que promete.

Só os néscios podem crer que

Não lutaremos contra a corrupção.

Porque, se há algo certo para nós, é que

A honestidade e a transparência são fundamentais

Para alcançar os nossos ideais

Mostraremos que é grande estupidez crer que

As máfias continuarão no governo, como sempre.

Asseguramos sem dúvida que

A justiça social será o alvo de nossa acção.

Apesar disso, há idiotas que imaginam que

Se possa governar com as manchas da velha política.

Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que

se termine com os marajás e as negociatas.

Não permitiremos de nenhum modo que

As nossas crianças morram de fome.

Cumpriremos os nossos propósitos mesmo que

Os recursos económicos do país se esgotem.

Exerceremos o poder até que

Compreendam que

Somos a nova política.

(Agora, leia o mesmo discurso linha por linha, de baixo para cima!)



O DISCURSO POLÍTICO

Trabalho 1 - Lê o manifesto do candidato à Presidência da República Portuguesa e em traços gerais apresenta as linhas de orientação do candidato.

CONTRA O DESEMPREGO E A POBREZA,

SÓ OS TRABALHADORES PODEM VENCER A CRISE!

UMA CRISE DE REGIME, ESTRUTURAL E IRREVERSÍVEL

Se excluirmos os partidos que se alternam no poder e uma pequena minoria da população que beneficia das suas políticas, existe hoje uma consciência generalizada de que Portugal está mergulhado numa crise de enormes proporções, de que não se vislumbra qualquer saída no quadro político vigente.

A sucessiva deserção dos dirigentes políticos em funções de primeiro-ministro, começada por Cavaco Silva, em 1995, e prosseguida com António Guterres, em 2002, e Durão Barroso, em 2004, constitui um sintoma claro, entre muitos outros, do esgotamento do regime de democracia parlamentar, instaurado em Portugal após a derrota da revolução que se seguiu ao golpe militar de 25 de Abril de 1974.

A criação e consolidação de um tal regime assentou em duas opções fundamentais, as quais estão na base da actual crise. A primeira, foi a opção por um modelo capitalista de desenvolvimento; a segunda, foi a opção pela adesão à então Comunidade Económica Europeia.


Optar por manter um sistema económico capitalista, ainda por cima na situação de atraso e dependência em que se encontrava o país, significou importar para a economia portuguesa, de uma forma amplificada e sem as válvulas de escape de que dispõem as economias capitalistas mais desenvolvidas, todos os factores de crise do capitalismo global, e significou ainda marginalizar a maioria da população portuguesa, reduzindo-a à mera condição de produtora de mais-valia, sem outros direitos políticos que não sejam os de escolher, de quatro em quatro anos, os partidos que irão gerir o sistema.

Da mesma forma, ao optar, sem condições e nas costas do povo português, pela chamada adesão à então Comunidade Económica Europeia, a classe dominante portuguesa abdicou expressamente de quaisquer veleidades de desenvolvimento económico autónomo e sustentado e, a troco de algumas migalhas e de uma espécie de «seguro de vida» face a eventuais ameaças revolucionárias, dispôs-se a transferir, uma a uma, todas as esferas da soberania nacional para um directório constituído pelos países capitalistas mais avançados da Europa, pedindo-lhes com todas as letras: «Governem-nos!».

Os resultados desta política e desta atitude de subserviência – que o PCTP7MRPP foi o único a denunciar de forma firme e consequente - estão agora bem à vista. Em termos económicos, o mínimo que se pode dizer é que, trinta anos depois do 25 de Abril e quase vinte anos depois da integração de Portugal na actual União Europeia, a economia portuguesa bateu por completo no fundo!

As actividades produtivas tradicionais do país, na indústria, na agricultura, nas pescas ou na exploração mineira, foram sendo todas liquidadas, umas atrás das outras, ao mesmo tempo que o incremento do nível educacional, da investigação científica e da inovação tecnológica foi reduzido à condição de simples miragem, inviabilizando assim o desenvolvimento de novas actividades produtivas e empurrando os jovens deste país para actividades de serviços pouco qualificadas e mal pagas, para a emigração, para a delinquência ou para a droga.

O desemprego deixou de ser definitivamente um fenómeno conjuntural, decorrente da evolução tecnológica , tendo ultrapassado já o número de meio milhão, dos quais quase dez por cento são jovens licenciados. Numa economia cada vez mais vulnerável e periférica, a pobreza atinge já um em cada quatro portugueses, na sua maioria pensionistas e idosos mas também membros de jovens famílias trabalhadoras, as dívidas das famílias à banca representam já perto da totalidade do rendimento disponível do país e os níveis das prestações sociais garantidas pelo Estado às classes trabalhadoras vão baixando na mesma proporção em que as respectivas necessidades aumentam.

Quatro em cada cinco novos trabalhadores contratados são-no em regime de trabalho precário e muitas vezes clandestino, fenómeno que atinge trabalhadores nacionais mas também um número já elevado de trabalhadores emigrantes, muitos deles de elevadas qualificações, mas nem por isso deixando de ser tratados como mão-de-obra escrava. Entretanto, aumenta exponencialmente o número de empresas que encerram as suas portas ou que não paga os salários aos seus trabalhadores, e, com a aplicação do famigerado Código do Trabalho, os trabalhadores perderam quase todos os direitos de que ainda dispunham, incluindo o direito à contratação colectiva.

Alienados, por via das condições de adesão à moeda única europeia, os instrumentos de política económica, de natureza monetária, cambial e orçamental, e estando Portugal em vias de se tornar contribuinte líquido da União Europeia, o atraso económico do país e os desequilíbrios das contas externas levam a que se utilize, como único factor disponível de ajustamento (a chamada “competitividade”) face à concorrência internacional, o abaixamento sistemático dos custos salariais das empresas, com o seu cortejo de baixos salários e de despedimentos em massa.

E eis como a submissão ao capital financeiro internacional e às regras de concentração monopolista postas em prática pela União Europeia, teve como resultado a manutenção e o reforço do modelo salazarista dos salários mínimos e da exploração máxima, modelo que inviabiliza aliás qualquer aumento real da produtividade do aparelho produtivo nacional. Se se analisar a evolução da produtividade nos dez anos que precederam a adesão de Portugal à CEE e a evolução da mesma produtividade nos quase vinte anos pós-adesão, verifica-se que os valores obtidos são praticamente idênticos, o que é bem revelador do fracasso económico em que se traduziu aquela adesão.

Assim, no plano interno, e depois de terem sido tentados sem sucesso, designadamente nos governos de Cavaco Silva e António Guterres, todos os caminhos possíveis dentro da lógica capitalista para ultrapassar a crise (seja o modelo de fomento das exportações ou o do incentivo ao consumo), o capitalismo português encontra-se num verdadeiro beco sem saída, sem outro horizonte que não seja o de intensificar contínua e brutalmente a exploração sobre os trabalhadores e de continuar a aumentar o desemprego.

Quanto ao plano externo, Portugal é hoje – já ninguém ousa negá-lo - uma neo-colónia do imperialismo norte-americano e do imperialismo europeu, apoiante de primeira linha das guerras de agressão a outros povos por aqueles conduzidas(como a do Iraque), e cada vez mais reduzido à condição de simples apêndice da Espanha, no quadro da União Europeia.

Ora, neste contexto, e embora o regime político baseado no chamado “Estado de direito democrático” seja aquele que é mais favorável ao funcionamento e sobrevivência de um sistema capitalista, como o que existe actualmente no nosso país, o que sucede é que o progressivo desfazer das ilusões do eleitorado popular nesse sistema e nos partidos que o sustentam, bem como a rápida agudização das contradições que dilaceram a sociedade portuguesa, tudo isso leva a que seja a própria classe capitalista a pôr em causa a viabilidade daquele regime, que , cada vez mais, de democrático só vai tendo o nome.

É assim que os trabalhadores portugueses, por cima dos sacrifícios e das privações que lhes são impostas, se vêem também crescentemente desapossados de qualquer possibilidade de influência e de controlo democráticos sobre as suas condições de existência. O escrutínio e a contestação dos actos de prepotência da administração pública e privada, através, designadamente, do acesso à informação e do acesso à justiça, são hoje sistematicamente negados ou dificultados, do mesmo passo que se assiste a um reforço notável dos mecanismos de censura, de vigilância, de perseguição política e de repressão do Estado capitalista actual.

Se algumas das mais gravosas e emblemáticas medidas do último governo do PS, chefiado por António Guterres, foram a liquidação, no processo penal e fora dele, dos mais elementares direitos, liberdades e garantias e a imposição da lógica fascizante da presunção de culpa e da total ausência de controle sobre o Ministério Público, as polícias e os serviços de informações, os governos do PSD/CDS, com destaque para o de Santana Lopes, aperfeiçoaram até um ponto nunca visto no pós-25 de Abril a máquina repressiva do Estado, culminando esta acção com a criação de uma «central » especializada no silenciamento, na perseguição e na destruição cívica e política de todos os seus opositores reais ou potenciais.

Olhando para trás e fazendo o balanço dos últimos trinta anos, é forçoso concluir que, apesar das lutas populares de resistência que foram sendo travadas ao longo desse período, pelo caminho foram ficando os direitos políticos e económicos arrancados pelos trabalhadores na revolução democrática e popular ensaiada, mas não concluída, nos anos de 1974 e 1975, e foram sendo esvaziadas de conteúdo e mesmo esmagadas, uma a uma, as liberdades cívicas vertidas na Constituição da República, das quais vai subsistindo apenas uma parte da sua formulação literária.


Nestas circunstâncias, a grande questão que se coloca é esta: que fazer?

Cada classe na sociedade tem a sua forma própria de enfrentar a realidade presente. As classes mais instáveis entram, como agora se diz, em «depressão», mas a classe dos que tudo produzem só pode encarar a situação actual como um apelo urgente a definir um caminho alternativo para o país, baseado no controlo operário e popular sobre o que produzir, como produzir e como aplicar e distribuir esse produto, e tendo como estratégia a criação de uma frente única de todas as classes e camadas de classe trabalhadoras no nosso próprio país, assim como estabelecimento de uma aliança internacionalista com a os trabalhadores de outros países, designadamente a nível europeu. Um caminho difícil, mas certamente o único que vale a pena ser percorrido.

CONTRA O DESEMPREGO E A POBREZA,

SÓ OS TRABALHADORES PODEM VENCER A CRISE!

Face à gravidade da situação que se vive hoje no nosso país, torna-se indispensável estabelecer um plano de ataque imediato e urgente à crise, e designadamente às mais dramáticas das suas manifestações. A primeira dessas manifestações é claramente o desemprego, não apenas pelo nível elevadíssimo que já atingiu e pelas perspectivas próximas de aumento, como pela natureza permanente e estrutural que adquiriu, já que o mesmo se caracteriza por ser cada vez mais um desemprego de média e longa duração, do mesmo passo que aumenta rapidamente a componente desse desemprego que não está associada à baixa qualificação dos que são por ele atingidos. A segunda dessas manifestações, a pobreza, está ela também muito associada às situações de desemprego, embora atinja com particular gravidade a população reformada e idosa.

Assim, um programa mínimo de combate à crise, coloca, entre outras, as seguintes exigências fundamentais:

• Estabelecimento de um plano estratégico de desenvolvimento económico nacional que impulsione e salvaguarde todos os sectores de produção, designadamente a indústria, a agricultura, as pescas e a exploração mineira;

• Controlo, pelas organizações dos trabalhadores, das condições de produção e distribuição da riqueza, a nível nacional, bem como de todos os dinheiros da Segurança Social e Fundos de Pensões;

• Aplicação imediata da semana de 35 horas;

• Aposta decisiva e prioritária na formação cívica e de cidadania, na educação (com particular relevo nas áreas da Matemática, da História, da Língua Portuguesa e das Novas Tecnologias) e na formação profissional, e forte apoio público às actividades de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico;

• Apoio estatal às pequenas e médias empresas, designadamente as que operam nos sectores básicos e de importância estratégica nacional;

• Pagamento, pelo Estado, dos salários dos trabalhadores despedidos, até à obtenção de novo emprego com idêntica ou superior qualificação;

• Administração e fornecimento, por entidades públicas, dos serviços essenciais de que a população necessita, tais como a educação, a saúde, a assistência à terceira idade e aos cidadãos com deficiência, os transportes, o abastecimento de água e energia, o saneamento e o tratamento de resíduos;

• Instituição de um Sistema Nacional de Saúde geral e gratuito e criação de uma ampla e eficaz rede de cuidados primários; primeira prioridade no combate à Sida, concebida como uma pandemia e um grave problema de saúde pública, e forte aposta na prevenção a todos os níveis;

• Financiamento público daqueles serviços essenciais, numa parcela social mínima calculada a partir das necessidades de cada indivíduo e do respectivo agregado familiar;

• Substituição do actual sistema de impostos por um outro sistema que deverá representar um drástico abaixamento dos impostos sobre os trabalhadores por conta de outrem e ser constituído exclusivamente por um imposto fortemente progressivo sobre o rendimento e o património e do qual seja drasticamente eliminada qualquer possibilidade de fraude e evasão fiscal;

• Supervisão e controlo, pelas autoridades nacionais, do funcionamento do sistema financeiro e bancário, como meio de salvaguardar a independência financeira do país e de assegurar o acesso a um crédito barato por parte dos cidadãos e das empresas;

• Revogação imediata do actual Código do Trabalho e sua substituição por legislação laboral que garanta os direitos colectivos dos trabalhadores (da greve à contratação colectiva), promova o emprego com qualidade e a elevação da qualificação e valorização profissionais, assegure a existência de salários condignos e de adequadas condições de higiene e segurança no trabalho e que não só respeite integralmente os direitos dos trabalhadores como garanta a efectiva responsabilização e sancionamento pela sua violação;

• Aumento imediato das pensões de reforma, de forma a que nenhuma delas tenha um montante inferior ao salário mínimo nacional;

• Recusa da regionalização do país e promoção de níveis condignos de qualidade de vida em qualquer ponto do território nacional e sem distinção entre o continente e as regiões insulares autónomas, e entre zonas urbanas e zonas rurais;

• Reforma completa do sistema de Justiça, sob a orientação geral de reforço dos direitos dos cidadãos e dos seus defensores, abaixamento drástico das custas judiciais, efectivo controle democrático e jurisdicional sobre todos os actos do Ministério Público, polícias e serviços de informações e aprovação de um novo regime de responsabilidade civil do Estado e demais entidades públicas;

• Adopção urgente e efectiva de um Plano Nacional de Combate à Sinistralidade Rodoviária que, adoptando uma perspectiva de saúde pública no combate a um fenómeno epidemiológico, incorpore as propostas do Repto da “Estrada Viva - Liga Contra o Trauma”(Plano Horizonte Zero Mortes, Alta Autoridade para a Segurança Rodoviária, Rede Nacional de Trauma, Cartas dos Direitos do Peão e da Pessoa Traumatizada, Auditorias de Segurança Rodoviária, Normas Construtivas).

A aplicação de um programa mínimo, como o que foi acima exposto, exige e impõe a recusa do actual projecto de «Constituição Europeia» e a renegociação das condições e dos acordos relacionados com a participação de Portugal na União Europeia. Assim, há que lutar, no quadro nacional e europeu, pelas seguintes reivindicações fundamentais:

• Realização de um referendo sobre a «Constituição Europeia»;

• Recusa de quaisquer regras e instrumentos jurídicos que signifiquem a confiscação, pela UE, da soberania dos povos e nações que integram a mesma UE;

• Eliminação, no quadro da UE, de todas as regras de política económica, monetária e orçamental que constituam um obstáculo ao desenvolvimento dos países mais pobres da mesma UE, e reforço dos mecanismos de apoio a esse mesmo desenvolvimento;

• Uniformização da legislação laboral e dos sistemas de protecção social a nível europeu, com inclusão das normas, existentes no universo dos países da UE, que sejam mais favoráveis aos trabalhadores e às populações carenciadas;

• Fixação de um salário mínimo europeu, tendo por base o valor de um cabaz de bens e serviços essenciais, cujo montante deverá ser estabelecido de acordo com o preço médio europeu para cada um daqueles bens e serviços;

• Salário igual para trabalho igual, em todos os países da UE;

• Controlo, pelas organizações dos trabalhadores, das condições de produção, distribuição e consumo a nível europeu.

• Recusa do estabelecimento de uma «Política de Defesa e Segurança Comum» sob qualquer forma e combate activo ao envolvimento da UE e de qualquer dos seus membros em guerras de agressão contra outros povos e nações.

10 PONTOS DE UM “PROGRAMA PARA A JUSTIÇA”

1. Orientação geral de reforço dos direitos dos cidadãos em todas as formas de processo, contra a lógica do discurso do pretenso “excesso de garantismo”.

2. Retirar da Justiça Cível as acções de mera cobrança de dívidas, por forma a criar naquela suficiente espaço para as acções de cidadania.

3. Dignificação da arbitragem como forma alternativa de resolução de conflitos.

4. Adopção de um plano de medidas de combate à droga, assente na perseguição implacável do tráfico, no recenseamento voluntário dos toxicodependentes, na adequada oferta pública do seu tratamento e recuperação e – enquanto estes não são alcançados – na administração gratuita, sob rigorosa prescrição e contínuo acompanhamento médicos, da dose de que cada um é dependente (como única forma de cortar o círculo vicioso, actualmente existente, entre toxicodependência e criminalidade).

5. Reforma completa do Processo Penal, com a devolução da dignidade do papel e intervenção do Advogado no processo penal, a obrigatoriedade da sua presença, sob pena de nulidade, em todos os interrogatórios do arguido detido, bem como em todas as diligências de inquérito ou instrução por si requeridas; instalação de piquetes de Advogados em todas as esquadras e postos de polícia; dignificação da defesa oficiosa – sempre assegurada por Advogados; drástica diminuição do recurso à medida de coacção da prisão preventiva, sempre e em qualquer caso sujeita a apreciação mensal pelo Juiz de instrução.

6. Fim do segredo de Justiça, excepto em casos excepcionais devidamente justificados por despacho do Juiz de instrução, efectivo controle jurisdicional de todos os actos do Ministério Público em particular na fase do inquérito e efectiva responsabilização do Estado quer em caso de ultrapassagem dos respectivos prazos, muito em especial o prazo prescricional, quer em situações de prisão ilegal ou infundamentada !

7. Proibição e punição exemplar do funcionamento de serviços de informações secretas ou clandestinas e atribuição da averiguação e investigação de todos os casos em que esteja em causa a violação, por parte dos agentes policiais (PSP, GNR, PJ, Serviços Prisionais, etc.) e do Ministério Público, de direitos, liberdades e garantias fundamentais (designadamente em matéria de escutas e vigilâncias ilegais e actos de violência ou coacção) a uma comissão constituída por cidadãos independentes de reconhecida probidade e presidida pelo Provedor de Justiça.

8. Obrigatoriedade da consulta da Ordem dos Advogados e das Associações de defesa dos direitos cívicos dos cidadãos previamente à aprovação de qualquer diploma que contenda com tais direitos.

9. Completamento da reforma do processo administrativo, de molde a garantir o princípio constitucional da tutela jurisdicional efectiva, eficaz e atempada dos direitos dos administrados face à Administração Pública, nomeadamente com a aprovação da nova lei da responsabilidade civil do Estado e demais entidades públicas.

10. Revogação do Código do Trabalho e aprovação de novas leis do trabalho de forma a garantir as adequadas condições de higiene e segurança no trabalho, a promover a valorização e qualificação profissionais, a defender os direitos colectivos dos trabalhadores e suas organizações (da greve à contratação colectiva), e a pôr cobro quer à impunidade actualmente decorrente da verdadeira “opacidade” da pessoa do empregador (frequentemente diluída em relações de grupo ou por actos de transmissão de estabelecimento ou de exteriorização de actividades), quer à completa precariedade e à denegação dos mais basilares direitos de cidadania no âmbito das relações de trabalho.

Cavaco Silva


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CONTOS TRADICIONAIS

Os contos têm como função o prazer de ouvir ler e contar histórias.

ORIGENS:
Não se sabe como surgem embora se reconheçam algumas fontes, no entanto contar histórias é um saber ancestral. Em todos os povos do mundo os contos, na sua maioria, são iguais ou muito semelhantes. Esse universalismo revela apenas a persistência de qualquer coisa de comum à totalidade dos homens.

TRANSMISSÃO:
As viagens dos povos através do planeta, como por exemplo as viagens dos portugueses, foram uma forma de transmitir oralmente as suas histórias populares. Mesmo antes da invenção da imprensa, as histórias circulavam através da oralidade.

SIGNIFICADO:
O primeiro aspecto a salientar é o carácter moralizador que os contos possuem. Todos os contos eram um “exemplo proveitoso”.

Frei Luís de Sousa


Síntese
Drama em três actos, em prosa, considerado uma das obras-primas do teatro português. Representado pela primeira vez em 1843, teve como actor o próprio Garrett no papel de Telmo.
A acção é trágica. D. João de Portugal foi dado como morto na batalha de Alcácer-Quibir. Sua mulher, D.Madalena de Vilhena, após sete anos de espera e de buscas infrutíferas, desposou D.Manuel de Sousa Coutinho, que já amava em vida de D.João. Deste segundo casamento nasceu uma filha, Maria de Noronha, que aos treze anos revela estranha sensibilidade, aguçada pela tuberculose. Só o velho criado Telmo, sempre fiel à memória de D.João, espera que ele esteja vivo e regresse. Essa íntima fé enche a casa de negros presságios. E numa sexta-feira, dia fatídico para D. Madalena (“faz hoje anos que... casei a primeira vez...que se perdeu el-Rei D. Sebastião, e faz anos também que...vi pela primeira vez a Manuel de Sousa”), aparece um romeiro vindo da Terra Santa: é D. João de Portugal. Essa família está pois condenada à destruição. D. Manuel e D. Madalena resolvem entrar num convento e durante a cerimónia em que recebem do prior de Benfica os escapulários Dominicanos, surge Maria que, desvairada, vem morrer na própria igreja (“morro...morro de vergonha”).
A obra cria em si um ambiente de ansiedade, de negros presságios à maneira da tragédia grega, e cria uma situação em que o destino é dominante. Toda uma família é destroçada por um erro cometido por amor, cada um dos seus membros vive todo o drama colectivo. Manuel de Sousa Coutinho é uma figura histórica de um grande patriota e na obra revela-se ainda o início do mito de D.Sebastião. Pode pois dizer-se que toda a obra revela características românticas.


Ficha de trabalho

1- Comente a seguinte afirmação em relação à totalidade da obra:

“ D. João de Portugal, por motivos de honra, e Madalena, em defesa do seu amor, procuram em vão impedir a tomada de hábito. Manuel de Sousa mantem-se intransigente na sua resolução.”

2- O destino e a superstição desempenham um papel importante na obra. Justifica.

1º acto - Cena 1

1. O monólogo pode dividir-se em duas partes, correspondendo cada uma a dois elementos duma comparação entre Inês de Castro e D. Madalena.

1.1. Que episódio está a ler Madalena e em que canto se situa?

1.2. Onde termina, na fala de Madalena, a 1ª parte?

1.3. Que palavra marca a oposição entre os sois elementos comparados?

2. Madalena está só, mas em espírito tem presentes duas pessoas.

2.1. A quem se refere quando diz “que o não saiba ele ao menos”?

2.2. Que personagem lhe provoca o “medo” e os “terrores” de que fala? (procura a resposta na cena 2)

2.3. A que personagens se referem os nomes amor, felicidade, desgraça? Porquê?

3. Na indicação cénica, Madalena repete “maquinalmente” e devagar o que acaba de ler. Essa atitude significa atenção ou devaneio? Porquê?

4. Em que posição e com que expressão fisionómica vê Madalena naquela pausa que faz, depois de proferir “Mas eu...”?

Cena 2

1. Qual é o objectivo principal de Madalena?

2. Há na cenaduas fases: uma em que Madalena pede timidamente e Telmo é categórico, outra em que Madalena ordena e Telmo se retrai.

2.1. Delimita no texto cada uma das duas fases.

2.2. Que sentimento justifica em Madalena, as negativas reticentes “eu não sei...” “digo que não sei”, da primeira fase?

2.3. Que outro sentimento, oposto ao primeiro, condiciona as frases afirmativas e as imperativas da segunda?

3. Por que meio se faz nesta cena a aproximação entre Madalena e D.João?

4. Que motivos levam Telmo a censurar D. Madalena na 1

Romantismo (características)

Síntese - Romantismo

 No Romantismo domina o coração, a fantasia e o sentimento.

• Usa-se o maravilhoso cristão e popular das lendas e tradições, com personagens históricas (por vezes medievais).

• Os textos revelam arrebatamento e grande exaltação.

• Aparece o homem frágil, doente, indisciplinado, irrequieto, egocêntrico, sem grandes preocupações morais e sobretudo pessimista.

• Por vezes faz-se o retrato de um homem revoltado contra a sociedade, individualista e solitário.

• A mulher é um anjo que tanto pode ser bem como mau.

• O amor é sentimental e sensorial.

• A natureza é sombria e melancólica e é um estado de alma que se descreve.


(Aplicam-se a Almeida Garrett)